importância da velocidade do site

importância da velocidade do site

velocidade do tempo de carregamento de um site é de extrema importância. Qualquer pessoa costuma se irritar quando um site demora bastante para carregar e, hoje em dia, muito sites se encontram muito leves e outros muito lentos e ultrapassados, o que faz diminuir suas chances de sucesso na web. O usuário da era digital está muito dinâmico, são pessoas que estão sempre com pressa e desejam encontrar rapidamente aquilo que procuram e fechar a compra em poucos cliques. Não faz parte da rotina de ninguém ficar esperando diversos segundos esperando uma página carregar (tem muitos outros sites mais leves pela web, e ele irá para esses sites).

Ter um site com um carregamento lento significa perda de clientes e dinheiro, mesmo que eles estejam interessados em seu produto/serviço.  Por isso, devemos considerar que cada segundo fazem toda a diferença no carregamento de seu site, pois a velocidade de seu site influencia diretamente na experiência do usuário. Existem pesquisas que mostram que o consumidor não deseja esperar mais do que três segundos para o carregamento de um site. Além disso, as pessoas tendem a perder a atenção em sites lentos – elas podem se dispersarem e não efetuarem a compra. Não proporcionar velocidade significa, portanto, perder uma venda em potencial.

Seu site sendo rápido no carregamento fará com que o cliente se sinta à vontade e entenda que ali ele irá ganhar mais tempo. Juntamente com o tempo de carregamento, você deverá se preocupar com outros elementos como: sistema de busca interna que seja eficiente e um layout agradável e de fácil navegação.

Outra vantagem de se ter um site rápido é que o Google tende a posicionar páginas com um tempo de carregamento baixo, pois considera que páginas mais rápidas proporcionam uma maior experiência para os usuários e ele ficará satisfeito com o resultado que o Google exibiu (que é o objetivo principal do Google, exibir páginas relevantes para seus usuários). E está bem posicionado no Google, sem dúvida alguma, dará mais tráfego de qualidade para seu site, além de gerar mais credibilidade ao mesmo.

O segredo para se ter um site rápido é observar detalhadamente as especificações da plataforma do site e também todas as configurações dele. Uma plataforma rápida é aquela que consegue equilibrar bem a velocidade de carregamento da loja no browser, a quantidade de arquivos (JPG, GIF, PNG, Java Script e CSS) e a quantidade de arquivos em bytes. Uma alta performance do site só é adquirida ao trabalhar com o peso dos arquivos e com a quantidade de requisição de arquivos ao servidor, o que manterá a qualidade de apresentação de seu site.

Deixe uma resposta

Fechar Menu